Casamento ganha novo significado segundo o dicionário Michaelis

Graças a uma petição que teve como autor o paulista Eduardo Santarelo, a palavra casamento ganha novo significado segundo o dicionário Michaelis. O que era antes descrito como “união legítima entre homem e mulher” passou a ser classificado como “ato solene de união entre duas pessoas”.

Leia também: Mulher barbada posa de noiva contra preconceito
                      Mulher esquece que se casou e ganha segundo casamento inesquecível
                      Garotinha rouba a cena em foto de casamento
                      Site coloca mulher à venda para casamento junto com casa

Casamento ganha novo significado segundo o dicionário Michaelis

Casamento ganha novo significado segundo o dicionário Michaelis (Foto: Divulgação)

Petição para mudar o significado da palavra casamento ganhou força nas redes sociais

Santarelo é casado com Maurício há 3 anos e não concordava com a classificação de casamento descrita pelo dicionário, Michaelis em português. O apelo ganhou força e mais de 3 mil pessoas apoiaram o pedido de Eduardo Santarelo.

Não demorou muito para a empresa se posicionar sobre o assunto . Breno Lerner, que é diretor da Editora Melhoramentos, responsável pela publicação do dicionário, deu o seu posicionamento publicamente a respeito do assunto: “Agradecemos ao organizador e signatários por nos alertarem sobre este importante tópico”, falou Lerner. “Solicitamos a nossos dicionaristas uma nova redação do verbete.”

Mudança aconteceu na versão digital do Michaelis

Mudança de termo não foi bem vista por todos (Foto Divulgação)

Mudança aconteceu na versão digital do Michaelis

Rapidamente a versão digital do dicionário foi modificada, mas as versões impressas vão ter a alteração a medida que novas cópias forem produzidas. A definição anterior da palavra casamento era “união legítima entre homem e mulher”, e na atual a definição é “união legal entre homem e mulher, para constituir família”.

Outros dicionários já usam significado parecido

Veja na integra como ficou o novo significado para a palavra casamento (Foto: Divulgação)

O novo significado excluiu gêneros, confira como ficou na íntegra:
Ato solene de união entre duas pessoas; casório, matrimônio. 2 Cerimônia que celebra vínculo conjugal; matrimônio. 3 União de um casal, legitimada pela autoridade eclesiástica e/ou civil; matrimônio.

Outros dicionários já usam significado parecido

A mudança já é adotada por outros dicionários (Foto: Divulgação)

Outros dicionários já usam significado parecido

Outros dicionários bem populares no Brasil lá levam o significado usado agora pelo Michaelis ou similares. O dicionário Houaiss tem como significado da palavra casamento a seguinte frase: “ato ou efeito de casar (-se)”, “o ritual que confere o status de casado”. Já o famoso Aurélio explica que casamento é o “contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais”.

GOSTOU??? DEIXE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO!