Casamentos entre pessoas da mesma idade registram menos divórcios

Uma pesquisa determinou que casamentos entre pessoas da mesma idade registram menos divórcios. Esses dados acabaram contrariam um pensamento que perpetua no sendo comum: divórcios acontecem porque as pessoas têm interesses diferentes. Essa pesquisa continuou provando exatamente o contrário, mostrando que existem alguns outros fatores que podem interferir na decisão de se divorciar anos (ou até meses) depois de se casar.

 

Casamentos entre pessoas da mesma idade registram menos divórcios

Casamentos entre pessoas da mesma idade registram menos divórcios, segundo pesquisa (Foto: Divulgação)

Leia também:

 Casais são mais felizes durante o terceiro ano de casamento

Aprenda a planejar o casamento em um mês

Problemas comuns do pré-casamento: veja como resolver

Estudo aponta que quanto menor a diferença de idade, menores são as chances de separação

Para chegar a essa conclusão a pesquisa comparou informações coletadas em uma votação realizada com 30 mil recém-casados ou divorciados do Estados Unidos. Os estudiosos utilizaram um modelo múltiplo para calcular os fatores que pareciam prever melhor as chances do seu casamento ser um sucesso. A pesquisa foi publicada em primeira mão pelo The Atlantic.

Pessoas que tem idades mais próximas se desentendem menos (Foto: Divulgação)

Pessoas que tem idades mais próximas se desentendem menos (Foto: Divulgação)

Risco percentual de divórcio aumenta a cada ano de diferença entre o casal

De acordo com a pesquisa a diferença de uma ano de idade entre os parceiros aumenta a probabilidade em 3% de divórcio do que se comparado com casamentos entre pessoas da mesma idade. Quem tem uma diferença de idade de cinco anos, por exemplo, teria uma chance de se divorciar de 18%, de acordo com o estudo. Uma diferença de idade de 10 anos entre os parceiros aponta para uma chance de divórcio de 39% e esse percentual só vai aumentando de acordo com a diferença de idade entre o casal.

Casamento duram mais

O divórcio acontece por vários fatores (Foto: Divulgação)

Exceções as regras da pesquisa

Logicamente que você conhece casais que estão juntos praticamente uma vida toda e tem uma diferença de idade bem maior que isso. Certo? Acontece que os próprios autores dessa pesquisa confirmaram que existem exceções aos resultados do estudo. Existem sim muitas pessoas casadas em bem felizes que desafiam essa lógica de idade. No entanto, a pesquisa mostra mais um fator que pode fazer um casamento não dar tão certo assim.

Casamentos sem divorcio

Diminua as chances de divórcio (Foto: ilustração)

Diferença de idade, diferença de pensamento

Dependendo da diferença de idade entre uma pessoa e outra a diferença de pensamento pode existir mesmo, e pode ser bem grande, maior do que muitos acreditam existir. Quando uma pessoa faz parte de uma geração diferente da outra é natural que veja a vida diferente, opine de forma diferenciada com relação a temas tabus, como o homossexualismo, o papel da mulher na sociedade, entre outros assuntos. Mas isso não significa falta de sucesso no casamento, literalmente, pois muitos fatores devem ser levados em consideração para que um casal comece a ter atrito e decida pela separação.