Dicas para escolher os padrinhos de casamento

Escolher os padrinhos de casamento não é uma tarefa fácil, mas é preciso aprender a melhor forma para fazer essa opção. Errar na escolha dos padrinhos é mais comum do que muitos noivos imaginam. Nem sempre as pessoas que são realmente apropriadas para a função são as eleitas. Ou pior: a igreja fica com mais padrinhos no altar do que convidados assistindo a cerimônia nos bancos. Para quem não quer pecar nesse momento complicado, veja a seguir dicas valiosas para escolha correta dos padrinhos:

Padrinhos de casamento deve ser sua melhor escolha.

Dicas para escolher os padrinhos de casamento – Aprenda o modo correto de escolher os seus padrinhos de casamento (Foto: Divulgação

Confira nossas dicas para escolher os padrinhos de casamento

 

– Número correto de padrinhos

Entre as dicas para escolher os padrinhos de casamento está a questão quantitativa. Algumas igrejas limitam os noivos em quantidades de padrinhos. Isso é ótimo para que não fique apertado e feio esteticamente os padrinhos no altar. Se no seu caso não tem uma limitação por parte da igreja, ou se a cerimônia é no salão, praia ou campo, use o bom-senso. Não adianta escolher 10 casais de padrinhos só para fazer número. Pense no espaço disponível e na quantidade de convidados e seja bem proporcional. Geralmente, os casais optam por cerca de cinco casais de padrinhos para cada lado (noivo e noiva).

Aprenda a escolher a madrinha de casamento de modo correto.

Dicas para escolher os padrinhos de casamento – Madrinhas de casamento também são complicadas de serem escolhidas (Foto: Divulgação)

– Veja como escolher os padrinhos de casamento

Tanto o padrinho quanto a madrinha não precisam ser da família. Tem quem goste de evidenciar a importância dos irmãos e os coloca como padrinhos. Mas, tem que ache que os irmãos podem ficar de fora. Não existe uma regra para isso. A dica na hora de escolher os padrinhos é escolher pessoas especiais para o casal, que sejam bem próximas, ainda mais de os noivos forem exigir tipo de roupas combinando e coisas do gênero. Os padrinhos são as principais testemunhas do casamento e devem ser pessoas queridas e bem próximas.

Escolher os padrinhos do seu casamento pode ser a pior parte.

Dicas para escolher os padrinhos de casamento – Padrinhos de casamento podem ser escolhidos por afinidade (Foto: Divulgação)

– Como fazer o convite para os padrinhos?

É muito importante fazer o convite para os padrinhos de casamento pessoalmente. Mandar recadinhos em redes sociais ou telefonar não dá a devida importância para a escolha. Tente encontrar pessoalmente o casal que será testemunha da sua união e faça o convite.

Algumas pessoas fazem convites especiais e diferentes para os padrinhos, para diferenciar dos demais convidados. Isso também é um jeito de fazer o convite para que a pessoa seja seu padrinho ou madrinha de casamento.

– Como administrar chateações com a escolha dos padrinhos?

O primeiro ponto negativo de fazer a escolha dos padrinhos é deixar pessoas amadas de fora dessa lista seletiva. Escolhas pessoas que são de um mesmo grupo. Por exemplo: chame todos os seus irmãos e esposas. Se não couberem todos no altar, ou se achar que não deve achar algum deles, é melhor não chamar nenhum para evitar magoas. O mesmo vale para casais de namorados e amigos próximo que fazem parte do mesmo circulo de amizade.

Se mesmo assim alguém ficar magoado por ficar de fora da lista de padrinhos, chame essa pessoa para uma conversa franca e explique que não foi possível convidar todos que você gostaria. E se o mal-estar persistir, deixe o tempo curar essa marca e continue com seu planos, pois você fez o que pôde para que tudo saísse do modo mais tranquilo.

Os padrinhos de casamento devem ser escolhidos a dedo.

Dicas para escolher os padrinhos de casamento – Curta esse momento com os padrinhos de casamento (Foto: Divulgação)

– Roupa dos padrinhos

Entre as dicas para escolher os padrinhos de casamento está um ponto essencial.Isso porque outro problema bem comum com padrinhos é com relação as roupas. Algumas noivas exigem modelos de vestidos para as madrinhas, ou cor de vestido. Isso causa chateação em alguns casos e desconforto. O mesmo vale para os homens, que muitas vezes são instruídos a fazer locação em um mesmo local. 

Tudo isso deve ser tratado com delicadeza. Lembre-se que nem todos têm condições financeiras de locar a roupa onde você quer, além de problemas de transporte, entre outras coisas que geram dificuldades. Antes de fazer qualquer exigência, veja bem se ela é viável. E se for muito importante para o casamento sair como os noivos sonham, converse individualmente com cada casal de padrinho e explique como vão funcionar “as regrinhas”.

A dica final é não fazer da escolha de padrinhos uma competição e uma frustação. Não se chateie com algo que tem como objetivo ser algo bom para todos. Respire fundo e siga em frente com os preparativos do casório, mesmo se algo sobre o assunto não sair como o esperado.