Dicas para ser um bom convidado em um casamento

Os convidados para um matrimônio são testemunhas daquela união, por isso, fique honrado com o convite. E vamos combinar que é muito bom comer docinhos, receber brindes, ter à disposição bebidas e petiscos por horas, sem falar na diversão com os amigos e os momentos inesquecíveis que só uma festa de casamento pode proporcionar.

o que não fazer em um casamento

Dicas para ser um bom convidado em um casamento pode te salvar de muitas gafes (Foto: Divulgação)

Exatamente por isso, seja o melhor convidado do mundo, sem atrapalhar a cerimônia ou ser inconveniente na festa. Não arrume brigas ou discussões, evite beber além da conta e dar vexames públicos, além disso, mulheres de plantão, não se esqueça que não vale tudo na hora de pegar o buquê e tenha cuidado nesse momento. E se você tem filhos, é bom ficar de olho nas crianças o tempo todo.

Para quem tem dúvidas de como deve se comportar em um casamento, veja a seguir muitas dicas para não pisar na bola e fazer feio nesse momento tão especial para pessoas que você ama.

convidado de casamento na frete do fotógrafo

Não fique na frente do fotógrafo (Foto: Divulgação)

Ficar na frente dos fotógrafos é quase imperdoável

Tudo bem que você também quer ter uma recordação do casamento, mas preste atenção para não atrapalhar o fotógrafo ou cinegrafista oficial do evento. A prioridade das melhores imagens e momentos é dele. Não fique na frente desse profissional na entrada da noiva ou na chegada dos noivos no salão, por exemplo. Parece chatice, mas alguns profissionais pedem para que os noivos coloquem avisos nos convites para que as pessoas não tirem fotos amadoras se o fotógrafo estiver posicionado por perto.

Confirmar a presença é mais que questão de educação, é necessário (Foto: divulgação)

Confirmar a presença é mais que questão de educação, é necessário (Foto: divulgação)

Responda com sinceridade a confirmação de presença

Absolutamente tudo em uma festa de casamento é cobrado pela quantidade de convidados. Todos os fornecedores querem saber quantos convidados o evento tem para dar o seu preço. Por isso, o pedido de confirmação de presença interfere diretamente no bolso dos noivos. Não seja um convidado inconveniente, daqueles que confirmam presença e no dia do casamento simplesmente não vão.

É lógico que os noivos preferem que todos os convidados compareçam, mas se por algum motivo você não for ao casamento o melhor a fazer é ser sincero. Converse com os noivos e explique o seus motivos, e quando receber a ligação de confirmação de presença seja honesto e só confirme se realmente for. Em alguns eventos a confirmação é responsabilidade do convidado, que deve ligar para o contato informado pelos noivos, então, faça a sua parte.

Lembre-se que as pessoas planejaram a festa com carinho, gastando, muitas vezes, mais dinheiro do que poderiam para que desperdiçar com convidados que confirmaram presença e simplesmente somem no dia do evento.

Vestido branco no casamento é só para a noiva (Foto: Divulgação)

Vestido branco no casamento é só para a noiva (Foto: Divulgação)

Branco está proibido em casamentos

Convidado de branco é mais que inconveniente, chega a ser sem educação e sem noção nenhuma de etiqueta em um casamento. Branco é a cor da noiva. Essa regra só tem exceções quando a noiva pede que convidados vão de branco ou quando ela avisa que vai se casar com um vestido colorido. Nesse segundo caso, a cor usada pela noiva deve ser banida pelos padrinhos e convidados.

Atrapalhar a equipe de cerimonial é uma total falta de educação (Foto: Divulgação)

Atrapalhar a equipe de cerimonial é uma total falta de educação (Foto: Divulgação)

Não atrapalhe a equipe de cerimonial

A maioria dos casamentos existe uma assessoria contratada pela noiva para dar ritmo e resolver imprevistos. Por isso, é importante não interferir na cerimônia ou festa por conta própria. Procure o cerimonial e diga o aparente problema para ele. Esse profissional saberá resolver. Entre as funções do cerimonial está arrumar o vestido e véu da noiva, então, contenha-se.

seja um bom convidado de casamento

Se vestir de acordo com o evento é obrigação (Foto: Divulgação)

Trajes adequados é obrigação dos convidados

Não é aconselhável adicionar junto ao convite uma mensagem com relação aos trajes recomendados para a festa. Por isso, para não ser aquele convidado que aparece vestido para ir ao shopping e não para um casamento, preste muita atenção na roupa escolhida para o evento, e na dúvida, pergunte para os noivos ou pessoas próximas.

Não existe desculpa para quem vai de calça jeans para um casamento. Uma pequena busca na internet vai te mostrar que jeans, saias curtas demais, decotes exagerados, bermudas, tênis esportivos e chinelos de dedo não são adequados para um casamento.

presente de casamento

Entregue os presentes antes ou depois do casamento (Foto: Divulgação)

Entregue o presente antes ou depois da festa

Presente de casamento sempre é bem-vindo, mas não leve o pacote para festa. É melhor deixar para entregar depois do que no dia do evento.

Você vai me convidar para o seu casamento?

Essa é uma grande falta de educação, por isso, não faça essa pergunta jamais (Foto: Divulgação)

Impor sua presença no casamento é falta de educação

Parece que não precisa ser dito isso, mas algumas pessoas impõem sua presença na lista de casamento. Quer convidado mais indesejado do que aquele que ‘se convida’?

Espere o convite chegar formalmente, e assim que receber ele observe os convites individuais, para saber se só você foi convidado ou se sua família toda será chamada para a festa. E JAMAIS leve para festa pessoas que não estão na lista de convidados.

E se passou pela sua cabeça pedir para os noivos incluírem o nome de um amigo ou familiar seu na lista, trate de esquecer isso imediatamente. Além de ser desagradável é falta de educação. Casar custa muito caro, mesmo se a festa for simples.

Seja um excelente convidado de casamento (Foto: Divulgação)

Seja um excelente convidado de casamento, não vá somente a festa (Foto: Divulgação)

Não seja desagradável indo só à festa

Pisar no tapete da cerimônia é indelicado. O melhor é andar pelas laterais da igreja ou salão. Além disso, desligue o celular para que ele não toque no meio da cerimônia. E já que estamos dando dicas para não ser um convidado ruim e chato na cerimônia, lembre-se que a celebração do casamento é o mais importante, por isso, não atrase. E para aqueles que estiverem pensando em ir somente à festa, seja mais sensível e não faça isso. Ou vá nos dois ou melhor não ir em nenhum.

Respeitar as marcações da mesa de casamento

respeite as marcações das mesas (Foto: Divulgação)

Preste atenção nas marcações das mesas na festa

Alguns noivos optam por marcar as mesas com o nome de quem deve sentar-se nelas. Outros separam a festa por setor, deixando os pais e padrinhos em locais diferentes dos convidados. Por isso, preste muita atenção para não se espalhar em lugares marcados.

Converse com o casal somente depois que as fotos de protocolo acontecerem (Foto: Divulgação)

Converse com o casal somente depois que as fotos de protocolo acontecerem (Foto: Divulgação)

Fale com os noivos somente depois que eles fizerem as fotos de protocolo

A parte chata, porém obrigatória, para a maioria dos noivos é a hora de tirar fotos de protocolo. Fotografar com padrinhos, daminhas e pajens, além dos pais, é bem cansativo, mas é um momento único e precisa fazer parte do álbum. Por isso, não interrompa. Cumprimente o casal depois que esses elementos de protocolo forem finalizados.

roubar docinhos da mesa do bolo de casamento

É inaceitável retirar doces da mesa do bolo antes das fotos do casal (Foto: Divulgação)

Roubar docinhos da mesa do bolo é muito feio

Em praticamente todas as festas de casamento tem um convidado mala que ataca a mesa de doces antes mesmo das fotos com os noivos serem feitas. Espere o jantar (ou almoço) ser servido e não saia atacando os doces antes da hora. A mesa de doce estará liberada para todos depois que a refeição principal da festa for servida e a pista de dança liberada. Até esse momento chegar, seja educado e espere.

Seja um bom convidado e não leve embora arranjos da festa

Não leve embora as coisas da festa , muito menos os arranjos da mesa (Foto: Divulgação)

Não leve NADA da festa sem autorização

As pessoas tem mania em achar que tudo que está na mesa pode ser carregado. Isso é tão comum que profissionais que organizam o evento ficam na porta para evitar que elementos desapareçam. A única coisa que o convidado tem autorização para levar para casa é a lembrancinha. O kit toilette, por exemplo, é para ser usado se necessário, não leve para casa para estocar remédios, lacinhos de cabelo e bandaid em casa.

E para ser um convidado dos sonhos de qualquer noivo, agradeça pela festa. É impossível agradar a todos, mas saibas que os noivos fizeram o que podiam para tornar esse dia especial para todos. Mesmo que não goste de algo, o que é absolutamente normal, já que a festa foi organizada para agradar primeiramente os noivos, agradeça por ter a oportunidade de estar presente nesse momento tão especial.

Lembre-se que certamente existem pessoas que não puderam comparecer, ou que não foram convidadas devido as limitações financeiras do casal, e que certamente ficariam muito felizes se pudessem estar em seu lugar.