Estudo comprova que casamento engorda

Você já deve ter reparado que alguns amigos recém-casados agregaram uns quilinhos após o casamento. Atribuir ao casamento um ganho de peso é quase que comum, mas até o momento não existia nada que de fato provasse que realmente casar engorda. Mas, de acordo com um estudo publicado na revista científica Body Image, casar pode ter atribuições na balança, principalmente das mulheres, comprovando de certo modo o que popularmente é falado: casamento engorda.

Mulheres engordam depois do casamento (Foto: Divulgação)

Mulheres engordam depois do casamento (Foto: Divulgação)

Noivas engordam cerca de quatro quilos após casamento

De acordo com o levantamento feito pelos cientistas australianos que encabeçaram essa pesquisa, as noivas engordam ao menos quatro quilos nos seis primeiros meses de união. Mas a pesquisa mostra ainda que as mulheres que fizeram um esforço maior para ficar com a silhueta fininha para o casamento engordaram muito mais nos primeiros meses de casadas.

Pesquisa queria mostrar relação de aumento de peso com o casamento

Os cientistas da Universidade de Flinders, localizada em Adelaide, na Austrália, tinham como objetivo tentar descobrir por meio dessa pesquisa qual era a relação entre o casamento e o aumento de peso. Participaram do estudo 350 noivas voluntárias, recrutadas em feiras de casamento.

Mulheres que sente-se pressionada a emagrecer     acabam engordando mais depois do casamento (Foto: Divulgação)

Mulheres que sente-se pressionada a emagrecer acabam engordando mais depois do casamento (Foto: Divulgação)

Mulheres querem emagrecer para casamento, mas maioria não tem alteração de peso

O estudo apontou que metade das noivas querem emagrecer para o casamento, mas grande parte não teve nenhuma alteração na balança, ou seja, mantendo o peso médio para o dia do casamento. Porém, seis meses após o grande dia as mulheres ganharam 4,7 quilos; sendo que as que fizeram dieta antes do casório ganharam ainda mais peso.

Outro dado importante revelado pela pesquisa é que as noivas que querem emagrecer antes do casamento pretendiam eliminar nove quilos. Porém, as pessoas que conseguiram perder esse peso ganharam 3,2 quilos nos primeiros seis meses de casada.

As noivas que estavam mais pressionadas para emagrecer e entrar no vestido do casamento engordaram até 4,5 quilos após a cerimônia, quase três vezes mais do que as noivas que não foram pressionados a perder peso algum para casar.

Mais um dado curioso da pesquisa é que uma em cada três noivas foram aconselhadas a perder peso para o casamento. O pior é que essas mulheres receberam esses concelho de emagrecimento dos noivos ou de algum membro da família.

Primeiro estudo que relaciona ganho de peso com o casamento

De acordo com os cientistas que fizeram esse estudo, essa é a primeira pesquisa que se propõe a analisar o ganho de peso depois do casamento. Segundo o estudo, as mulheres engordam depois da cerimônia não é algo que surpreende, pois o casamento motiva o emagrecimento e depois elas não têm mais algo que as motive tanto. Além disso, os estudiosos acham que muitas mulheres relaxam depois de “garantir” o parceiro.