Homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar

Segundo uma pesquisa realizada recentemente e intitulada de “Equality in the Home” (tradução livre: Igualdade em casa), os homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar com mais facilidade.

 

Homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar

Homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar (Foto: Divulgação)

Pesquisa afirma que homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar

O estudo concluiu que em famílias em que as tarefas domésticas são divididas o divórcio são 50% mais comum. A pesquisa foi divulgada pelo Jornal The Telegraph e feita pelo Instituto de Ciências Sociais Nova.

O pesquisador do estudo explicou que quanto mais os homens são colocados para fazer os trabalhos domésticos, mais eles se irritam. Esse comportamento, segundo o estudo, desgasta a relação e os homens tendem a pedir o divórcio.

Essa pesquisa mostra uma postura machista mundial, aonde os homens são acostumados a ter tudo na mão desde cedo. Quando crianças, os homens são isentos dos afazeres domésticos pelas mães e quando casam acham que as esposar terão essa função.

É claro que o estudo é uma amostra da realidade, mas não reflete o pensamento total dos maridos. Como em qualquer regra, existem as exceções.

Homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar

Homens que ajudam em casa tendem a se entediar do casamento (Foto: Divulgação)

Casais modernos dividem os afazeres domésticos

AFP Thomas Hansen, co-autor do estudo explicou também que a tendência é que cada vez mais os casais modernos distribua as tarefas domésticas.

A autora do estudo explicou que os afazeres domésticos divido entre o casal não deve ser uma prática abolida diante do estudo. O que deve acontecer com mais frequência é uma conversa franca entre o casal.

A Noruega, por exemplo, mostra essa tendência de divisão de tarefas do casal que vem crescendo. Nesse País as mulheres centralizando os trabalhos domésticos por vontade própria. Na Noruega elas cozinham, limpam e arrumam o lar enquanto os homens ajudam a cuidar dos filhos.

Homens que ajudam suas esposas nos afazeres domésticos tendem a se divorciar

Afazeres domésticos estão cada vez mais divididos (Foto: Divulgação)

Mulheres menos dependentes dos homens

O estudo apontou ainda que essa mudança de comportamento entre os casais mostra uma tendência aonde as mulheres não são mais tão dependentes dos maridos. Por causa desse dado acredita-se que as mulheres estão mais abertas ao divórcio, pois podem manter economicamente um lar.

Além dessa questão financeira que cada vez mais coloca os casais em igualdade, existe a questão afetiva. As mulheres estão cada vez mais seguras afetivamente, o que contribui para o aumento de divórcios.