Problemas comuns do pré-casamento: veja como resolver

O casamento é o sonho da sua vida, por isso, é normal querer que tudo saia do jeito mais perfeito do mundo, de acordo com seus sonhos. O problema é que nem sempre as suas condições financeiras permite tamanha perfeição, fora que às vezes é preciso contar com a boa vontade dos padrinhos para que cada detalhe saia como o planejado. Pensando em tudo isso, separamos a seguir algumas dicas de planejamento de casamento que envolve os convidados e o seu lado financeiro.

Não deixe nada estragar seu momento especial  (Foto: Divulgação)

Problemas comuns do pré-casamento: veja como resolver (Foto: Divulgação)

Mesmo com ajuda financeira de amigos e pais, deixe claro que o casamento é seu

O seu pai vai ajudar a pagar a festa de casamento? Ótimo para você, mas isso não pode fazer com que esse momento especial vira dor de cabeça.  Os pais podem sugerir que convide pessoas que eles gostem, mas o casamento é seu e a lista de convidados deve ser feita por você. Se tiver problema com os seus pais em relação a isso é bom ter uma conversa franca no momento da organização do casamento.

O mesmo vale para que aquele seu amigo intrometido que mais atrapalha do que ajuda com as intromissões. Seja educado e carinhoso, mas deixe claro que você é quem dá a palavra final nas decisões do casamento, somente os noivos devem definir as coisas desse dia de festa e confraternização.

Como explicar a falta de convite para colegas de trabalho?

Nem sempre tem como convidar todos que os noivos gostariam, principalmente quem trabalha em empresa grande. Nesse caso, o jeito é sempre que tocar no assunto casamento, deixar claro que cerimônia será somente para família e pessoas extremamente íntima por questões financeiras. Essa é uma opção mais viável do que chamar as pessoas somente para o casamento religioso e deixar de fora da festa.

Casamento não é espaço para troca de favores

Não precisa chamar as pessoas que te chamaram para casamento deles, pois nem sempre você tem mais contato com eles. Faça uma análise de custo X benefício antes de convidar as pessoas e analise bem o quanto é importante ter esses convidados na sua festa.

Despesa com vestido de daminha, padrinhos e madrinha

Não faz parte da cultura do brasileiro pagar roupa de madrinha e daminha, mas isso acontece muito nos Estados Unidos. A pessoa que chamou para ser madrinha e as crianças que serão damas, na teoria, fazem parte da sua intimidade, o que facilita essa conversa de custos. Deixe bem claro que os pais das crianças pagarão pela roupa e as madrinhas terão que alugar vestidos como a noiva pedir.

O mesmo vale para os padrinhos. Porém, os noivos devem fazer as escolhas de roupa dos padrinhos e dama de honra com antecedência, para facilitar o pagamento.

Saiba lidar com aborrecimentos do casamento (Foto: divulgação)

Saiba lidar com aborrecimentos do casamento (Foto: divulgação)

Casamento fora da cidade Natal

Quem vai se casar na praia, ou cidade de familiares, não precisa pagar a passagem e nem se preocupar com hospedagem de convidados que precisarão viajar para acompanhar a cerimônia. Deixe essa responsabilidade para os convidados.

Noivos com casa montada podem pedir dinheiro de presente de casamento?

Alguns noivos já moram juntos e tem casa montada, por isso, não precisam de móveis e seria mais interessante o dinheiro como presente. Porém, pedir dinheiro de presente é bem deselegante, mas existem formas de fazer isso. Alguns sites criam uma lista de casamento fictícia, com produtos com valores hipotéticos, e cada pessoa pode escolher um produto, mas você recebe o dinheiro. Sites como Icasei e Pronto Casei oferecem esse serviço. Mande no convite um ticket com o link da sua lista fictícia de fique tranquilo, pois eles saberão que a lista é de mentirinha.