Vestidos de noiva

Vestidos de noiva ficam na cabeça das mulheres que estão pensando em casamento, e com certeza, contribuem para o sonho das pessoas de terem o casamento perfeito. Já pensou em se casar com um vestido vermelho? Pois essa era uma das cores preferidas das noivas na Idade Média, além de noivas do Japão, China e Índia na antiguidade. Outras cores também eram usadas pelas noivas e o que valia era o luxo, já que o vestido era uma forma de apresentar quanto bem sucedida era a família. Cores escuras e estampas também foram usadas em outros locais tais como Roma e Grécia.

Vestidos de noiva

Escolha o vestido de noiva que cabe no seu sonho (Foto: Ilustração)

Leia também: Vestido de noiva frente única

                            Modelos de vestido de noiva

                          Vestido de noiva das famosas

Do século XVI ao XVII, a cor preferida das noivas era o preto. Era uma forma de demonstrar a religiosidade, mas os vestidos ainda eram luxuosos e com muito pano. Ainda não era tradição usar o branco, mas há diversas histórias sobre a origem desse costume. A rainha Maria de Médici escolheu um vestido branco e dourado para casar-se na França. A noiva, de somente 14 anos, era italiana e chocou a corte francesa ao abrir mão do preto e do sóbrio.

Outro relato sobre o vestido branco afirma que a origem dessa tradição está ligada ao casamento da rainha Vitória, da Inglaterra. A rainha, que se casou por amor, o que era raro no século XIX, escolheu um modelo branco para a cerimônia, acompanhado por um véu da mesma cor. O branco sempre foi sinônimo de pureza e a escolha dessa cor passou a ser a aposta das noivas no século seguinte.

Ao longo dos anos, o branco continuou a ser um símbolo para romantismo e inocência, variando em diversos modelos de tamanhos, decotes e detalhes. O branco ainda é a aposta das noivas e tentativas de inserir outras cores na moda como rosa e bege não foram bem sucedidas. Atualmente, feiras e desfiles com vestidos de noiva oferecem inspiração para que estilistas criem modelos cada vez mais elegantes para as noivas, que tem uma alta gama de opções para escolher.

Thaeme de noiva bvestido de noiva

Estar vestidas de noiva demonstra como é perfeito esse momento (Foto Cantora Thaema: Ilustração)

Vestida de noiva

O cabelo está pronto, a maquiagem também, então a noiva coloca o vestido, os sapatos e enfim olha-se no espelho completamente pronta. Esse momento emocionante para a noiva, é coroado com a entrada na igreja ou no salão e o encontro com o noivo.

Para que esse momento seja o mais marcante possível, todos os detalhes devem ser escolhidos com cuidado. O planejamento é a chave para que tudo seja o mais perfeito para a noiva. Escolha com antecedência o modelo de vestido. Mesmo que for comprar pela internet, vá até lojas físicas e experimente várias peças para verificar qual fica melhor em seu tipo físico e combina mais com sua personalidade. Após decidir qual será o modelo, confira em várias lojas, qual será o modelo e se for mandar fazer o vestido ou encomendar de uma loja virtual, o faça com ainda mais antecedência.

O penteado e a maquiagem precisam combinar com o vestido, por isso, o teste é tão importante e precisa ser feito no mesmo salão em que você irá se arrumar no dia do casamento. Preste atenção se o penteado feito no dia do teste dura por um tempo para não correr o risco de desmanchar na primeira dança dos noivos. A maquiagem, é claro, precisa ser à prova d’água. Não dá para ficar com tinta preta de rímel escorrendo pela cara se a noiva chorar ao entrar na cerimônia.

 Para que o dia seja perfeito, as roupas das daminhas e damas de honra também precisam ser escolhidas com atenção para combinarem com o tipo de cerimônia e com o vestido de noiva. Não é que tudo precise ser absolutamente combinado, mas precisam seguir um estilo parecido. Uma peça clássica para a noiva, por exemplo, irá destoar de uma roupa muito ousada para as damas de honra.

Vestido de noiva modelos

Decote nas costas em vestido lindo (Foto: Ilustração)

Modelos de vestido de noiva

Escolher o modelo de vestido de noiva é algo com o qual muitas noivas sonham desde criança. Quando, de fato, chega o momento de selecionar a peça, é preciso buscar inspiração em publicações para noivas, roupas usadas por noivas famosas, além de ficar de olho nos desfiles de estilistas e marcas conhecidas. Com a internet, essa procura ficou ainda mais fácil. Há inúmeras opções para ver e se inspirar em diversas lojas virtuais e sites de dicas para a noivas como o Help Casamentos.

Para selecionar o melhor modelo para o seu casamento, observar seu tipo físico é essencial para arrasar no dia D. Para quem é baixinha, por exemplo, os modelos curtos, dão a impressão de que a noiva é mais alta e deve estar para cima da linha do joelho. Para quem não lança mão dos longos, as peças com caimento leve e sem volume excessivo ficam melhor. Assim como modelos retos e com corte império. Decotes que valorizam o colo também ficam melhor para as baixinhas e decotes mais altos devem ser evitados.

Quem quiser disfarçar o quadril largo pode optar por peças que chamem menos atenção para a área. Esqueça decotes nas costas, por exemplo, e aposte em peças como o evasê. Já para seios grandes, a renda no decote é uma boa opção para disfarçar, além dos decotes em V. Para os seios pequenos, os modelos tomara-que-caia, que são os mais optados pelas noivas, devem ser preteridos. Não se esqueça de comprar vestidos com bojo ou transpassados.

Embora essas dicas possam ajudar a encontrar o melhor modelo, não se limite se tem um sonho de se casar com um modelo, procure adaptá-lo a seu gosto. Mas, lembre-se também de observar a estação do ano, para não correr o risco de escolher um vestido muito aberto para um casamento em pleno inverno.

Modelo vestido de casamento

Opte pelo modelo de noiva que valoriza o seu corpo (Foto: Ilustração)

Vestido de noiva simples

Peças mais simples, sem muito tecido ou bordados são o ideal para quem procura um modelo de vestido de noiva simples, elegante e discreto. Detalhes mais delicados são o ideal para as noivas que procuram um modelo simples, assim como tecidos mais leves. Atualmente, há muitas noivas que escolhem vestidos lisos, mas para não ficar muito sem graça, o modelo tem que ser escolhido com cuidado. Recortes, decotes e volume podem compensar o tecido sem brilho ou bordados.

Brincos pequenos de pérola são o ideal para as noivas que querem combinar com um vestido de noiva simples. Um véu mais curto também fica legal com um vestido de noiva simples, assim como um penteado elegante. Modelos mais curtos ou de comprimento midi são ideais para casamentos civis, em que a simplicidade é a escolha da noiva.

As peças tomara-que-caia são coringas e também podem ser ideais para quem procura um modelo de noiva simples. Peças com silhueta sereia também são ideais para as noivas que querem simplicidade, mas com um vestido que marque seu corpo. Um vestido justo também é uma opção para as noivas que querem se vestir com simplicidade, mas com elegância. Tecidos leves e fluidos também combinam com vestidos longos e simples, oferecendo movimento à peça. Transparências como recortes em nude e cintos da própria peça ou com brilho oferecem um detalhe a mais para uma peça simples, marcando a cintura da noiva.

Um buquê de rosas naturais pode complementar uma composição feita com um vestido simples. Coroa de rosas no cabelo, tiaras ou enfeites de tecido para enfeitar os fios auxiliam a compor um look elegante e ao mesmo tempo simples. Para casamentos na praia, vestidos simples também são o ideal e você pode se inspirar em nossas dicas para descobrir o melhor modelo para a sua cerimônia.

Vestido de casamento noiva

Vestido de noiva maravilhoso cabe a você definir qual é (Foto: Ilustração)

Vestido de noiva curto

As noivas que querem inovar no casamento mas sem abrir mão do vestido de noiva, podem escolher um modelo curto. Joviais e diferentes, com certeza, um vestido de noiva curto irá atrair o olhar dos convidados e, principalmente, do noivo. Para festas durante o dia e para o casamento civil, o vestido curto pode ser a melhor opção para a noiva.

Ao escolher um vestido de noiva curto, é necessário balancear os detalhes. Exemplo: se o vestido já é curto, não é necessário chamar muita atenção para o busto, com um decote muito ousado. A escolha do tecido e dos acessórios valoriza o vestido curto, um véu curto, por exemplo, combina com um vestido mais sóbrio, para um casamento civil.

Tecidos transparente como o tule são uma aposta para valorizar o colo em um modelo mais curto, e a renda, que é o tecido perfeito para vestidos de casamento também são uma opção para os modelos mais curtos. Modelos de vestido de noiva com volume na saia costumam ser utilizados também por noivas que procuram vestidos mais curtos. Mas a peça pode dar a impressão de que a silhueta é maior, por isso, se seu objetivo é disfarçar alguns quilinhos a mais, o melhor é optar por uma peça mais justa.

Para casamentos no inverno, vestidos curtos com peças sobrepostas e meia-calça formam um look elegante e sóbrio. Se o objetivo é ousar, você pode usar também um vestido com outras cores ou com detalhes em dourado ou laços na cintura. Ao contrário dos vestidos longos em que o sapato fica escondido, nos vestidos curtos, a peça fica à mostra e irá atrair os olhares. O sapato não precisa ser branco, mas não pode ser muito pesado para combinar com a simplicidade do vestido.

Se você não quer abrir mão do vestido longo, porém, gostaria de usar também o vestido curto, faça como diversas noivas modernas e use as duas peças. O vestido longo para a cerimônia e as fotos e o vestido curto para dançar durante a festa.

Modelos vestidos noivas

As famosas dão o exemplo de como se vestir de noiva (Foto: Ilustração)

Vestidos Longos

Um vestido de noiva longo é sempre um clássico. Desde a antiguidade e em diversas culturas, noivas usam vestidos de noiva longos em seus casamentos. As cores e modelos variaram ao longo do tempo, mas o comprimento longo continua sendo o preferido das noivas. O caimento do vestido é que pode variar. Você pode escolher modelos em evasê, sereia, justos, com saia rodada e com e sem volume.

Ao escolher o vestido longo, você pode seguir dicas de como comprar o modelo ideal para o seu tipo físico. Experimente diversos modelos de vestidos em lojas de noiva, antes de se decidir e se for encomendar o vestido com um estilista ou uma costureira, peça dicas e troque ideias para que o modelo fique o mais adequado possível em seu corpo.

Vestidos longos com saias sereias são ideais para as noivas mais altas e de estatura média. Quem quiser valorizar o bumbum também pode apostar nesse modelo. Há também os modelos semi-sereia. Repletos de sensualidade, esses modelos não atrapalham o andar da noiva por serem mais abertos do quadril para baixo.

Vestidos de noiva godês, com saia levemente rodada a partir do quadril são adequados para qualquer tipo de corpo e são ideais para quem deseja volume, mas não quer uma peça muito rodada. Os modelos muito rodados são cercados de romantismo e remetem a vestidos de princesas de contos de fadas. Essas peças pedem uma cauda, que pode ser mais curta, um pouco maior que o comprimento do vestido. Só tome cuidado com o tamanho, você não vai querer entrar para o Guiness Book como a noiva romena que se casou com um vestido com uma cauda de 2,75 km de comprimento. Já os vestidos com caimento leve e fluidos são adequados para casamentos diurnos e também uma opção para noivas gestantes que querem destacar a barriguinha da gravidez.

Aluguel de vestido de noiva

Ao alugar o vestido, a noiva pode garantir um preço melhor do que a compra, além de saber que a peça estará disponível a tempo para o casamento e com a mesma qualidade da primeira vez que viu a peça. O vestido pode ser alugado já pronto, de uma coleção que a loja de noivas possui, ou ainda ser feito sob medida para a noiva, o famoso primeiro aluguel. Nesse modelo de aluguel, a peça é produzida de acordo com o gosto, o estilo e as medidas da noiva. Após a noiva utilizar o vestido, a peça é disponibilizada para as próximas locações.

Os saldões realizados por lojas de noivas são uma opção para quem precisa alugar um vestido de noiva barato. Dependendo do preço, você pode até mesmo comprar um vestido, fazer os ajustes necessários e depois vende-lo, compensando assim uma parte do dinheiro dispendido na compra. Se a noiva precisa economizar no aluguel do seu vestido de noiva, a dica não poderia ser outra: pesquise muito. Aproveite dias de folga do trabalho e os sábados para visitar as lojas de noiva em sua cidade e localidades próximas, e se puder, vá também a São Paulo e visite a famosa rua São Caetano, a rua das noivas na capital paulista.

Se você não tem o desejo de guardar seu vestido de noiva após o casamento, mas quer um modelo original, o primeiro aluguel é a opção ideal para você. Confira referências das lojas de noiva que visitar e cote preços para o primeiro aluguel, além de checar as possibilidades de que o modelo seja confeccionado de acordo com seu estilo e gostos. No entanto, essa alternativa é mais cara que um segundo aluguel, e mesmo essa opção oferece uma infinidade de modelos à disposição das noivas, basta ter paciência para procurar pelo modelo ideal.

Vestido diferente lindo

Vestido de noiva lindo (Foto: Divulgação)

Vestidos de noivas famosas

Os vestidos de noiva utilizados pelas famosas são uma inspiração para quem está em busca do modelo ideal para o grande dia de sua vida. Os modelos variam desde os mais modernos até os clássicos. Confira alguns modelos:

A temporada de casamento de 2015 teve como uma das estreias, Thaeme Mariôto, que faz parte da dupla Thaeme e Thiago, se casou em um cenário paradisíaco em Cancún, no México. Jovial e romântico ao mesmo tempo, o modelo tinha uma fenda na frente acima do joelho, com uma telinha em nude acima do decote e nas costas, fechada por delicados botões. Um terço de pérolas e um buquê de rosas brancas também deram um charme a mais para a peça, além de uma coroa de flores.

Já Naya Rivera, que interpreta Santana Lopez do seriado Glee, se casou com o ator Ryan Dorsey recentemente utilizando um modelo de renda com mangas longas e um generoso decote nas costas. A peça foi enriquecida com um enfeite prateado nos cabelos prendendo os cabelos de apenas um lado.

Rayanne Morais, que se casou com Latino, optou por um modelo com mangas compridas transparentes e um decote em V. De renda, o modelo combinou com a maquiagem que deixou as sobrancelhas bem marcadas e um véu curto nos cabelos. Para finalizar, um buquê branco.

A noiva “rica” Val Marchiori também entra em nossa lista. A socialite escolheu para o seu casório com Evaldo Ullinski um vestido longo e com muito brilho. A polêmica Val não ousou muito no vestido optando por um modelo clássico desenhado pelo estilista Brasil Lucas Anderi. O modelito teve ainda véu e coroa de brilhantes.

A queridinha do mundo dos famosos, Kim Kadarshian, optou também por um vestido comportado em seu casamento com Kanye West. Combinando transparência, renda e um decote fechado, Kim usou também um véu que cobria o rosto e teve a companhia da fofíssima North West, sua filha com Kanye durante o casório.

Vestidos de noiva baratos

Casar não sai barato em nosso País, esse mercado movimenta cada vez mais dinheiro e o aluguel de salões, o buffet, convites e as vestimentas dos noivos e pajens. O vestido de noiva representa um custo alto nessa conta e se o objetivo é economizar, há alternativas para conseguir uma peça mais barata. Confira:

Vestidos de noiva baratos podem ser encontrados de diversas maneiras, como por exemplo, em liquidações de lojas de noivas. Siga as lojas nas redes sociais e fique alerta para promoções que podem surgir ao longo do ano. É possível até mesmo, comprar uma peça em uma dessas liquidações.

Vá a diversas lojas de noivas e procure por peças prontas e não para primeiro aluguel – que custa mais caro. Mesmo que a peça não seja desenhada sob medida para você, é possível achar o modelo ideal com que sempre sonhou. Só é preciso ter paciência para procurar.

E se seu vestido de noiva barato não custasse quase nada? Se sua mãe ou avó tiver guardado seu vestido de noiva, você pode utilizá-lo em seu casamento. Além de ser uma linda homenagem, você terá em mãos um modelo vintage para usar em seu casamento. Bastará contratar os serviços de uma boa costureira para fazer os ajustes necessários e se quiser até incrementar a peça com algum detalhe ou mudá-la um pouco para que fique mais atual. Você pode pedir emprestado vestidos de amigas e parentes e aproveitá-los em seu casamento, fazendo algumas transformações na peça. É claro, devolvendo em perfeito estado para a dona original.

Nem sempre alugar o vestido fará com que ele saia mais barato. Hoje em dia, é possível comprar a peça de sites do exterior na internet, pagando até menos que um aluguel. O importante é ter referências de pessoas que já utilizaram as mesmas lojas virtuais e comprar com muita antecedência para que haja tempo o suficiente para fazer qualquer mudança ou ajustar o vestido se houver necessidade.

Comprar vestido de noiva

Se você sonha em comprar seu vestido de noiva para guarda-lo após o casamento, saiba que há diversas opções para fazer isso, sem precisar gastar além de seu orçamento. Uma das opções é adquirir o vestido no exterior. Antes da internet, essa alternativa nem seria considerada, dada a dificuldade de pesquisar os modelos e checar as medidas. Atualmente, pode-se conferir em diversos sites modelos de vestido para compra direto da China e de outros países, pagando bem menos que no Brasil.

A primeira dica para comprar um vestido de noiva pela internet é fazer isso com tempo hábil para receber a peça bem antes do casamento. Converse com pessoas que já fizeram o mesmo e procure na internet para ver se não há reclamações sobre os sites que vendem as peças nas quais está interessada. Outra opção é comprar um vestido curto, por exemplo, para testar a entrega oferecida pela loja e conferir a adequação das medidas informadas pelo site. Você pode também ver se o site possui contato com uma empresa brasileira que possa facilitar o processo. A compra pode ser paga por meio de um cartão de crédito, que precisa ser internacional, ou ainda por meios de pagamentos digitais como uma conta do Paypal, por exemplo.

Visitar feiras de noiva, como as que são realizadas em São Paulo, também oferecem a oportunidade para ver diversos modelos de vestidos de noiva e pesquisar preços diferenciados. Se você já tiver certeza sobre o modelo que quer, também pode verificar com uma costureira que tenha prática em fazer vestidos de noiva o quanto custa para fazer o modelo que gostaria. Cote com diferentes costureiras, antes de se decidir, avalie tudo o que precisa ser comprado para a confecção da peça e compre você mesma o tecido e aviamentos. Dessa forma, você terá a certeza de que conseguiu o melhor preço para o material necessário à confecção.