Advogado salva casamento de cliente que o contratou para divórcio, acredite! Rafael Gonçalves mora em São Sebastião do Paraíso (MG) e tem o hábito de compartilhar nas suas redes sociais histórias do seu dia a dia como advogado. O que ele não esperava era que ao contar nas suas redes sociais que uma cliente que o contratou para dar entrada no divórcio salvou o seu casamento graças ao bate-papo que teve com ele e a quatro perguntas simples que o advogado anotou em um bilhete.
Um bilhete, quatro perguntas e advogado salva casamento de cliente que o contratou para divórcio
O advogado contou ao site da RedeTV! que a mulher o contratou para que pudesse dar entrada na documentação do divórcio (o que já pareceu estranho, pois geralmente mulheres contratam outras mulheres para acompanhar o seu caso), mas que ele percebeu que no caso desse casal a separação parecia precipitada.
A cliente contou ao advogado que o marido estava mudado, que não era mais uma pessoa romântica, que a surpreendia. Para o advogado ficou bem claro que o grande motivo da separação era que a relação caiu na rotina, que estava mais fria e que a esposa ainda amava o esposo, só que não sabia como sair dessa situação.
Depois de conversar com a sua cliente o advogado resolveu propor uma reflexão sobre o fim do relacionamento antes de dar andamento na papelada do divórcio.
No mesmo papel que Rafael anotou os documentos necessários para que o divórcio acontecesse, ele fez também quatro perguntas que a mulher deveria responder e que também deveria fazer para o seu marido.
1 – Eu fiz o que pude para salvar o meu casamento?
2 – O divórcio é a melhor opção hoje?
3 – Quem são as minhas maiores influências?
4 – Quantos momentos superaram juntos e como se conheceram?
A proposta do advogado era que a cliente e o marido respondessem as perguntas e aproveitassem para debater sobre o seu casamento. Se mesmo depois dessa conversa ela quisesse a separação ele estaria a esperando para dar andamento no processo.
Agradecimento do casal
Alguns dias após a consulta a cliente apareceu no escritório acompanhada do marido para agradecer o advogado. Depois de responder as perguntas do advogado o casal percebeu que era uma crise de momento e que tinha outras maneiras de resolver tudo sem precisar chegar ao extremo de se divorciar.
Verdadeira função do advogado
Nos comentários da publicação Rafael foi bastante elogiado por mostrar outras opções de resolução de conflito. O advogado garante que só colocou em prática o que aprendeu na faculdade, intermediando e auxiliando na resolução do conflito.
“Perdi um cliente, mas ganhei um casal de amigos”, disse o advogado. Rafael, que não cobrou nada pela consulta, recebeu muitos elogios pelo gesto.
“Fico assustado de ver as pessoas se impressionaram tanto, porque as pessoas deveriam ser boas o tempo todo”, explicou o advogado, que está na profissão a apenas dois anos.
Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher
Rafael passou a receber centenas de mensagens nas suas redes sociais assim que o caso foi compartilhado. A história foi compartilhada por mais de 12 mil pessoas no Facebook. O advogado sempre aconselha o casal a avaliar os momentos bons e ruins antes de qualquer decisão. Rafael faz o cliente colocar na balança a crise no casamento versos os momentos bons antes de decidir pedir divórcio.
A decisão sempre cabe ao casal, segundo o advogado. No entanto, ele acredita que a influência de pessoas de fora da relação atrapalha. “Só podem influenciar o relacionamento aqueles que farão parte dele para sempre: o casal e os filhos”, opina Rafael.