Graças a uma petição que teve como autor o paulista Eduardo Santarelo, a palavra casamento ganha novo significado segundo o dicionário Michaelis. O que era antes descrito como “união legítima entre homem e mulher” passou a ser classificado como “ato solene de união entre duas pessoas”.
Leia também: Mulher barbada posa de noiva contra preconceito
Mulher esquece que se casou e ganha segundo casamento inesquecível
Garotinha rouba a cena em foto de casamento
Site coloca mulher à venda para casamento junto com casa
Petição para mudar o significado da palavra casamento ganhou força nas redes sociais
Santarelo é casado com Maurício há 3 anos e não concordava com a classificação de casamento descrita pelo dicionário, Michaelis em português. O apelo ganhou força e mais de 3 mil pessoas apoiaram o pedido de Eduardo Santarelo.
Não demorou muito para a empresa se posicionar sobre o assunto . Breno Lerner, que é diretor da Editora Melhoramentos, responsável pela publicação do dicionário, deu o seu posicionamento publicamente a respeito do assunto: “Agradecemos ao organizador e signatários por nos alertarem sobre este importante tópico”, falou Lerner. “Solicitamos a nossos dicionaristas uma nova redação do verbete.”
Mudança aconteceu na versão digital do Michaelis
Rapidamente a versão digital do dicionário foi modificada, mas as versões impressas vão ter a alteração a medida que novas cópias forem produzidas. A definição anterior da palavra casamento era “união legítima entre homem e mulher”, e na atual a definição é “união legal entre homem e mulher, para constituir família”.
O novo significado excluiu gêneros, confira como ficou na íntegra:
Ato solene de união entre duas pessoas; casório, matrimônio. 2 Cerimônia que celebra vínculo conjugal; matrimônio. 3 União de um casal, legitimada pela autoridade eclesiástica e/ou civil; matrimônio.
Outros dicionários já usam significado parecido
Outros dicionários bem populares no Brasil lá levam o significado usado agora pelo Michaelis ou similares. O dicionário Houaiss tem como significado da palavra casamento a seguinte frase: “ato ou efeito de casar (-se)”, “o ritual que confere o status de casado”. Já o famoso Aurélio explica que casamento é o “contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais”.