Uma pesquisa determinou que casamentos entre pessoas da mesma idade registram menos divórcios. Esses dados acabaram contrariam um pensamento que perpetua no sendo comum: divórcios acontecem porque as pessoas têm interesses diferentes. Essa pesquisa continuou provando exatamente o contrário, mostrando que existem alguns outros fatores que podem interferir na decisão de se divorciar anos (ou até meses) depois de se casar.
Leia também:
Casais são mais felizes durante o terceiro ano de casamento
Aprenda a planejar o casamento em um mês
Problemas comuns do pré-casamento: veja como resolver
Estudo aponta que quanto menor a diferença de idade, menores são as chances de separação
Para chegar a essa conclusão a pesquisa comparou informações coletadas em uma votação realizada com 30 mil recém-casados ou divorciados do Estados Unidos. Os estudiosos utilizaram um modelo múltiplo para calcular os fatores que pareciam prever melhor as chances do seu casamento ser um sucesso. A pesquisa foi publicada em primeira mão pelo The Atlantic.
Risco percentual de divórcio aumenta a cada ano de diferença entre o casal
De acordo com a pesquisa a diferença de uma ano de idade entre os parceiros aumenta a probabilidade em 3% de divórcio do que se comparado com casamentos entre pessoas da mesma idade. Quem tem uma diferença de idade de cinco anos, por exemplo, teria uma chance de se divorciar de 18%, de acordo com o estudo. Uma diferença de idade de 10 anos entre os parceiros aponta para uma chance de divórcio de 39% e esse percentual só vai aumentando de acordo com a diferença de idade entre o casal.
Exceções as regras da pesquisa
Logicamente que você conhece casais que estão juntos praticamente uma vida toda e tem uma diferença de idade bem maior que isso. Certo? Acontece que os próprios autores dessa pesquisa confirmaram que existem exceções aos resultados do estudo. Existem sim muitas pessoas casadas em bem felizes que desafiam essa lógica de idade. No entanto, a pesquisa mostra mais um fator que pode fazer um casamento não dar tão certo assim.
Diferença de idade, diferença de pensamento
Dependendo da diferença de idade entre uma pessoa e outra a diferença de pensamento pode existir mesmo, e pode ser bem grande, maior do que muitos acreditam existir. Quando uma pessoa faz parte de uma geração diferente da outra é natural que veja a vida diferente, opine de forma diferenciada com relação a temas tabus, como o homossexualismo, o papel da mulher na sociedade, entre outros assuntos. Mas isso não significa falta de sucesso no casamento, literalmente, pois muitos fatores devem ser levados em consideração para que um casal comece a ter atrito e decida pela separação.